top of page

BLOG ARQUITETURA DA VEZ

Arquitetura, urbanismo e decoração

A impressionante arquitetura da Dinamarca

  • Foto do escritor: Arquitetura da Vez
    Arquitetura da Vez
  • 19 de ago. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 23 de ago. de 2020


Copenhagen Opera House - Arquiteto Henning Larsen


Você já ouviu falar que a Dinamarca é o paraíso dos arquitetos? Pois é. Os olhares de arquitetos, engenheiros e designers do mundo todo estão neste país a alguns anos.


Tudo começou na era viking, naquela época em que os nórdicos atravessavam quilômetros de água para explorarem terras. A linguagem arquitetônica nórdica foi vista assim que surgiram as igrejas românicas e após, as igrejas de estilo gótico.


Como sempre criativa e inovadora nas tecnologias aplicadas na arquitetura, obviamente que a Dinamarca seria referência em temas de desenvolvimento associados à sustentabilidade e design, além da mobilidade urbana.


E claro, não podia continuar sem destacar o ponto chave do país, a cidade de Copenhagen, conhecida como uma das melhores cidades para se viver no mundo, inclusive, a população é conhecida como a mais feliz do mundo. E é lá que vocês verão algumas das mais impressionantes arquiteturas.


Então vem comigo que eu vou te mostrar um pouco delas!

VM Houses by BIG + JDS

VM Houses – BIG +JDS

Acredite ou não, esse edifício fantástico é um conjunto residencial!


Projetado pelo arquiteto Bjarke Ingels, no seu escritório BIG, em 2005, a ideia central do condomínio era ter um estilo de apartamentos diferentes, partindo do princípio de que se as pessoas são diferentes, porque todos os apartamentos são sempre iguais? Inclusive, esse escritório está revolucionando o mundo da arquitetura e há diversos outros projetos referenciais.


Varandas dos apartamentos – big.dk

O impacto visual já começa ao ver as varandas triangulares dos apartamentos se lançando para fora, como se fossem estilhaços.


O condomínio possui 25.000 m² e está localizado na cidade de Copenhagen. Os dois blocos residenciais são em formato das letras do nome do projeto – VM – que vem do partido adotado pelo grupo e possui 230 apartamentos. Além disso, o plano habitacional é a relação de 80 diferentes apartamentos e casas térreas que se encaixam ao redor dos corredores centrais.


As residências ganham muita luz e privacidade devido à configuração do projeto, além da bela vista ao seu entorno e todos os apartamentos possuem pé-direito duplo voltados para o norte e com vistas panorâmicas para o sul.

Os vizinhos são separados através do afastamento da laje com vistas diagonais, onde a laje diagonal utilizada nas residências com formato em “V” é fragmentada com a torre em formato de “M”. Além disso, as torres formam um corredor para ventilação e iluminação solar para as áreas comuns e os interiores abertos nas laterais, além do átrio por onde o sol entra no pátio das torres.

Os principais materiais utilizados no projeto são concreto, vidro e metal.


Átrio da torre – bid.dk


Perspectiva do projeto - big.dk

Apartamento com pé-direito duplo – big.dk




Planta baixa do condomínio – big.dk



The Real Opera House - Henning Larsen

The Real Opera House – henninglarsen.com


"Um símbolo da rica vida cultural da cidade. A ópera prepara o palco para interação humana, antes e depois da cortina final". Henning Larsen, 2005.

Localizada na cidade de Copenhagen no trecho histórico, A Ópera Real Dinamarquesa possui 41.000 m² e foi construída em 2005 pelo arquiteto Henning Larsen com a colaboração dos designers Per Kirkeby e Olafur Eliasson. Confira mais projetos de Henning Larsen aqui.

O edifício possui um teatro e um auditório, um com ferraduras clássicas com a capacidade para 1800 lugares e outro que serve como uma sala experimental para 200 pessoas, respectivamente.


Interior do edifício – henninglarsen.com

Em seu interior, um escudo de madeira que reveste o grande auditório é visível em todos os 180°, incluindo também a perspectiva de fora pela fachada de vidro. A estrutura acaba sendo um plano de fundo do hall de entrada que possui escadas e passarelas como um grande labirinto com ramificações elevadas, além dos pontos lineares de luz nas passarelas que favorecem a composição lumínica do saguão. E não menos importante, há a vista para o lado externo onde encontra-se o antigo porto em direção ao centro da cidade.

Por curiosidade, a obra foi concluída a um custo total de mais de 500 milhões de dólares, e até então é considerado o valor mais alto de uma casa de ópera já concluída. Apesar disso, é um dos espaços mais modernos culturais do mundo. Além de ser um grande marco na cidade juntamente ao Palácio de Amalienborg, presente no outro lado do canal.


Interior do teatro – henninglarsen.com


Treetop Experience - Effekt

Perspectiva da torre - effect.dk/camp


Caminhar pela copa das árvores e ter uma vista da imensidão de florestas? Temos sim!


Esta é a torre no projeto Treetop Experience que na tradução significa Aventura no Acampamento. O projeto foi elaborado pelo escritório Effekt afim de proporcionar ao visitante e espectador uma experiência única em meio à floresta e está localizado em Haslev, município na região Oeste da Dinamarca, no condado de Vestsjaelland.

Concluído em 2017, o projeto possui um calçadão de 900 m que conecta os visitantes à torre de observação de 45 metros de altura, sendo que esta, está a 140 m acima do nível do mar. A altura e configuração proporciona a sensação de estar caminhando por entre a copa de uma árvore e vivenciar a natureza de uma perspectiva mais ampla. Toda a estrutura é configurada como uma rampa com inclinação baixa contínua que torna a floresta acessível a todos, além de ser o ponto acessível mais alto de toda a Zelândia.

Caminho da passarela do complexo da entrada à torre de observação – effekt.dk/camp


Torre de observação – effekt.dk/camp


O projeto se localiza em uma área de preservação chamada Gisselfeld klosters Skov, ao sul da cidade de Copenhagen. O local faz parte do Camp Adventure, um complexo de esportes de aventura com thread de tirolesas e escaladas.


O percurso do passeio é entre as árvores com suavidade e diversas variedades de vegetação. Além disso, a subida em espiral proporciona passagens altas e baixas com a visão panorâmica de 360°.

Estrutura de aço, ferragens e madeira da torre de observação – effekt.dk/camp

A geometria da torre é moldada para melhorar a experiência do visitante, evitando a forma cilíndrica típica em favor de um perfil curvo com cintura delgada e base e coroa alargadas. Isso não só aumenta a estabilidade da torre, mas também aumenta a área do deck de observação no topo da torre, permitindo um melhor contato com a copa da floresta”. Effekt.

Dormitório Tietgen - Lundgaard & Tranberg Arkitekter

Tietgenkollegiet – ltarkitekter.dk/tietgen-da-0

Projetado pelo escritório Lundgaard & Tranberg Arkitekter e concluído em 2006, o projeto está localizado na cidade de Copenhagen. Com 26.515 m², foi planejado para servir aos estudantes como um ‘dormitório do futuro’ e tudo isso foi possível devido a uma doação do Fundo Nordea Dinamarca.

O edifício principal possui 360 quartos, administração, salas de reuniões e estudos, oficinas, lavanderia, correios e salão de festas. Nos pavimentos superiores se encontram os quartos com cozinha, sala de estar e despensa, cada.

Como forma de logística mais organizada, o edifício possui a forma circular, sendo que os apartamentos se configuram na parte externa com vista para Amager Fælled, uma área que antes era destinada à treinamento militar mas atualmente é de preservação com muita natureza e aberta para o público de forma turística. Além disso, há dois canais nas extremidades oeste e leste do terreno.


Corte do edífico – ltarkitekter.dk/tietgen-da-0

O dormitório é construído de forma inovadora com base em módulos pré-fabricados e repetitivos configurados escalonamente em alguns pontos, e a partir disto, foi possível construir mesmo com a complexidade da planta. Além disso, os materiais utilizados na fachada e no interior não se diferenciam muito, o que proporciona unidade ao prédio, com elementos como madeira e concreto compostos e posicionados de forma harmoniosa mesmo com toda a diversidade de configuração dos pavimentos.


Área central do edifício que serve como área de lazer ao ar livre para os estudantes - ltarkitekter.dk/tietgen-da-0


Quarto com layout de madeira e textura de cimento queimado - ltarkitekter.dk/tietgen-da-0


Fachada com brises dinâmicos - ltarkitekter.dk/tietgen-da-0


E esses foram alguns projeto localizados no país da rainha Margarida II. País esse que se torna cada vez mais referência quando se fala de arquitetura inovadora e futurista.


Gostou dos projetos? Sensacionais né?!


Quer saber mais dos escritórios? Responde para mim nos comentários!

Comments


CURSOS QUE INDICO
curso de ingles para iniciantes.jpg
PUjzzK.png

Você pode gostar também

Todos os direitos reservados. 2020 - 2021

bottom of page